A Nossa História...

A Santa Casa da Misericórdia de Góis é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 1498.

Inactiva durante muitos anos, a Irmandade da Santa Casa  da Misericórdia de Góis foi reactivada no ano de 1989, por alguns  dos actuais membros dos Corpos Sociais.

Tem como actividade principal o apoio à Infância, Juventude e Terceira Idade. Apesar de possuir âmbito Concelhio, centra a sua acção nas Freguesias de Góis, Vila Nova do Ceira e União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, através da prestação de diversos serviços, nomeadamente Lar de Idosos, Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centro de Actividade de Tempos Livres.

Nos últimos anos tem vindo a alargar o seu âmbito de actuação através da criação de estruturas que, por um lado melhorem significativamente a qualidade dos serviços prestados aos seus utentes, por outro lado tem-se revelado um importante pólo dinamizador de emprego, situação reforçada em 2005 pela abertura do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Góis em Vila Nova do Ceira, uma vez que desde a abertura daquele Equipamento Social, esta IPSS tem vindo a aumentar o número de funcionários.

Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gòis, sito em Vila Nova do Ceira

Estas estruturas têm vindo a reforçar o papel desta Santa Casa enquanto instrumento de desenvolvimento sócio-económico e cultural, na medida em que para além de melhorar e aumentar o tipo de serviços a prestar junto da sua população utente, contribui significativamente para a melhoria das condições de vida dos residentes no Concelho, mantendo e afirmando, desde a sua reactivação, o seu papel na manutenção da Economia Local.

Apesar da abertura do Lar de Idosos, em Vila Nova do Ceira, ter acontecido em 2005, foi no ano de 2007 que este equipamento começou a funcionar na sua máxima força, atingindo por um lado a sua capacidade máxima em termos do número de utentes, 35, facto que esteve na origem da constante readaptação dos serviços, quer através da criação de novos postos de trabalho, quer através da sectorização dos serviços.

Desta forma, a Santa Casa da Misericórdia de Góis tem como actividade principal o apoio à Infância, Juventude e Terceira Idade. Apesar de possuir âmbito Concelhio, centra a sua acção nas Freguesias de Góis, Vila Nova do Ceira e União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, através da prestação de diversos serviços, nomeadamente Lar de Idosos,  Apoio Domiciliário, Centro de Dia, e Centro de Actividades de Tempos Livres através dos quais presta apoio diário a perto de 2 centenas de utentes.

Nos últimos anos, e apesar de ter elegido como prioridade a resolução de questões directamente relacionadas com o Lar de Idosos de Vila Nova do Ceira, esta Santa Casa procurou sempre não descurar outros projectos, tendo sempre como objectivo, não só alargar o seu âmbito de actuação, mas também criar novas estruturas que garantissem mais e melhor qualidade de vida aos seus utentes.

Neste sentido, tem sido nossa preocupação reforçar o papel desta Misericórdia enquanto instrumento de desenvolvimento sócio-económico e cultural do Concelho de Góis, ao contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida dos residentes ao garantir-lhes um posto de trabalho e toda a estabilidade que daí advém, não só do ponto de vista económico, mas sobretudo do ponto de vista familiar, pois o bem-estar das pessoas está sempre primeiro.

Sempre preocupada com o bem-estar da população, a Santa Casa da Misericórdia de Góis, tem pautado a sua filosofia de trabalho numa óptica de parceria e de estreita colaboração com outras Instituições Locais e Regionais, através de uma participação activa nas diversas acções que têm vindo a ser implementadas no Concelho.

Paralelamente, tem vindo a desempenhar um papel activo na execução de variadíssimos Projectos / Estruturas implementados no Concelho, como Entidade Parceira, nomeadamente o Programa Municipal para a Inclusão e Desenvolvimento (PMID), a Rede Social, o Conselho Local de Acção Social, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, o Núcleo Local de Inserção do RSI, entre outros.